Seletivo oferece bolsas de estudo para estudantes maranhenses em universidades do Japão

Seletivo oferece bolsas de estudo para estudantes maranhenses em universidades do Japão

O governo do Japão abriu inscrições para o processo seletivo que vai oferecer bolsas de estudo para estudantes e pesquisadores maranhenses em universidades do país. As inscrições podem ser feitas até dia 22 de setembro (veja abaixo como se inscrever).

As bolsas de estudo são destinadas para as áreas de graduação, escola técnica e curso profissionalizantes. O valor da bolsa mensal varia entre R$ 5 mil e R$ 7 mil e os selecionados ainda terão direito a passagens áreas de ida e volta ao Japão e pagamento de despesas escolares.

Para participar do processo, os interessados devem ter ensino superior completo ou formação específica completa, além de conhecimento da língua inglês ou japonesa. Veja mais detalhes:

  • Bolsas para graduação, escola técnica e cursos profissionalizantes: Estudantes devem ser brasileiros, ter idade até 24 anos em 1º abril de 2021, ensino superior completo ou formação específica completa e conhecimento da língua inglesa ou japonesa.
  • Pesquisa/pós-graduação: estudantes devem ser brasileiros, ter idade até 34 anos em 1º de abril de 2021, ensino superior completo, conhecimento da língua inglesa ou japonesa e é recomendável ter iniciação científica.
Inscrições e provas

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição (veja mais detalhes abaixo) e realizar o envio dos documentos em envelope pelos Correios. A papelada deve ser entregue no endereço do Consulado do Japão em Belém no Pará, localizado na Av. Magalhães Barata, 651. Ed. Belém Office Center, 7º andar, Belém – PA, CEP 66060-281.

Documentos para a inscrição:

  • Ficha/formulário de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, datilografados com duas fotos 3,5 x 4,5 cm dos últimos seis meses;
  • Diploma/certificado e histórico escolar com traduções para inglês ou japonês;
  • Carta de recomendação do diretor/orientador para inglês ou japonês;
  • Projeto de estudo/redação em inglês, entre outros;

Por conta da pandemia, a seleção será realizada por meio da análise de documentos, provas escritas e entrevistas em inglês ou japonês. Além disso, as datas de inscrição, provas escritas e entrevistas podem ser alteradas caso haja necessidade.

As informações são do Central de Notícias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.