Tecnologia 5G deve chegar em setembro na capital maranhense

Tecnologia 5G deve chegar em setembro na capital maranhense

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta quinta-feira (7), que o 5G, a quinta geração de internet móvel, pode chegar a São Luís a partir de 29 de setembro. De acordo com a Anatel, este é o prazo para todas as capitais brasileiras receberem a tecnologia: a previsão inicial era até 31 de julho, mas foi adiada por causa das dificuldades logísticas na importação de equipamentos.

Em nota ao g1 Maranhão, a Anatel informou que o 5G pode ser liberado para uso em São Luís antes do previsto, mas a data ainda não pode ser informada e depende dos seguintes requisitos: Migração da TVRO (parabólicas) para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits), conclusão das atividades de desocupação da faixa 3.625 MHz a 3.700 MHz e mitigação de interferências na faixa 3.700 MHz a 4.200 MHz. Brasília se tornou, nesta quinta-feira (7), a primeira capital do país a receber o 5G.

Ainda segundo a Anatel, a cidade de Imperatriz só deve receber o 5G a partir de julho de 2026. Na Região Metropolitana de São Luís, os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar devem ser contemplados até 2027, enquanto a Raposa deve receber essa tecnologia até 2028.

O 5G promete conexão de internet com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo. Para ter acesso à quinta geração de internet móvel, é preciso ter um celular que disponibilize a tecnologia, sendo que os aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras de telefonia informam que, a princípio, não será preciso atualizar o pacote de dados para acessar o 5G, desde que o celular já tenha a função.

As informações são da Central de Notícias 

Deixe uma resposta