Vereador que busca reeleição não precisa prometer nada, apenas mostrar o que fez!

Vereador que busca reeleição não precisa prometer nada, apenas mostrar o que fez!

Os Vereadores tem a obrigação de elaborar leis que melhorem a qualidade de vida em seu município, como as que envolvam novas formas de coleta do lixo, imposições para elevar a qualidade dos serviços prestados por concessionárias de água e esgoto, regras gerais de zoneamento e ocupação do espaço público, soluções para ampliação das vagas em creches, mobilidade social, entre muitas outras iniciativas.

Todavia, com raras exceções, a atuação destes agentes públicos costuma ser insignificante às cidades e um dos responsáveis é….você! Isso porque, diferentemente de muitos países, no Brasil não existe a cultura de acompanhamento do trabalho do Poder Legislativo. Na verdade, a maioria dos eleitores sequer se lembra do nome do vereador em quem votou na eleição passada. Livres de fiscalização, esses políticos se sentem à vontade para agir em benefício próprio ou pura e simplesmente nem comparecer às sessões.

Se você quer fazer valer seu voto e impedir que vereadores corruptos continuem perpetuando-se no poder às custas da sua boa-fé, Você pode semestralmente ir a Câmara para verificar quantos projetos o vereador de sua confiança apresentou.

Obs: Não é incomum casos de vereadores que passam boa parte do ano legislativo sem apresentar uma proposição sequer (ou de outros, que se limitam a apresentar propostas tolas, como mudanças de logradouros e concessões de títulos).

Para evitar esse tipo de “afronta” à população, é preciso analisar à lupa todos os projetos em que seu vereador tem trabalhado.

O texto é do unibh.br / Lyra Sosa

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.